quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O meu trote universitário

Eu ainda lembro do meu primeiro dia na faculdade e da expectativa e animação que senti na hora do tal trote universitário. Afinal, eu ia plantar uma árvore! A partir daquele momento, só ia me faltar escrever um livro e ter um filho. Ótimo! Uma preocupação a menos nos meus vinte e poucos anos.
E foi tão bacana - tirando o sol forte na cara, claro.
Acho que foi por isso que fiquei tão arrasada com as notícias dos trotes violentos nas universidades do Sudeste do país. Gente sendo humilhada, obrigada a se embriagar, tirar as calças, sofrendo queimaduras graves pelo corpo... fico imaginando o trauma que isso provoca na vida das pessoas. Elas nunca vão poder sentir a alegria plena de finalmente ter entrado na faculdade. Um grande feito num país tão cheio de injustiças sociais como o Brasil.
E o mais interessante é que - bairrismos à parte - isso não acontece no Norte (pelo menos não vi nada nos jornais pra essas bandas). Aqui tem o plantio de árvore, a doação de sangue, o combate à dengue. Tudo na área do chamado "trote solidário", ou "trote cidadão".
Não. Isso acontece em São Paulo, por exemplo. Nosso Estado mais forte e onde muita gente tende a se sentir superior ao povo que mora "lá no meio dos índios", lá pelo Norte.
Não quero ofender São Paulo. Mas acho que tudo isso merece uma reflexão. Até onde vai o embrutecimento das relações humanas provocado por essa vida cada vez mais corrida das pessoas dos grandes centros urbanos? Onde é que vamos parar meu Deus?
As pessoas não se respeitam mais e isso é um perigo. Fica até difícil continuar tendo fé na humanidade, mas por enquanto eu ainda consigo manter o otimismo. É isso.

2 comentários:

Walkiria Medeiros disse...

Ana compartilho com você a minha indignação diante deste fato. Foi horrível saber que as pessoas têm que passar por isso ao entrar na faculdade. Também tenho boas lembranças do meu trote. Isso é falta de amor. Amor por Deus, pelo próximo. "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" Marcos 12.28-31

Ana disse...

Pois é, Wal. Falta Deus no coração dessas pessoas e é essa falta que leva às demais: à falta de respeito, de amor, de solidariedade. É uma pena, mas os trotes violentos estão longe de ser novidade. Volta e meia eles aparecem e - como tudo que é ruim -é só vir à tona um caso que em seguida surgem vários. Triste mesmo tudo isso.