quarta-feira, 7 de abril de 2010

Saramago

Estava devendo um post sobre o livro Todos os Nomes, do escritor português José Saramago. Então, vamos lá:

Definitivamente, este não é um livro que você lê de cabo a rabo num estalar de dedos. É preciso ter muita paciência e até uma certa força de vontade para ultrapassar as primeiras páginas e ver tudo de bom que o livro tem a oferecer.
Mas vale a pena se aventurar com o Sr José, um simples auxiliar de escrita - cargo mais baixo da Conservatória de Registro Civil, onde a história de todos os cidadãos começa e, fatalmente, termina.
Apesar da função que ocupa, o Sr José é o típico operário padrão. Um homem de vida simples, solitário, que tem como hobby colecionar recortes sobre a vida de pessoas famosas. Tudo começa a mudar no dia em que, por acaso, o registro de uma mulher desconhecida cai nas mãos dele e nosso herói decide fazer algo diferente: largar a vida dos famosos e tentar descobrir quem é essa tal mulher de 30 e poucos anos.
Essa aventura o leva por um mundo novo e o transforma num transgressor, vivendo em meio ao caos e tentando, sem muito sucesso, manter as aparências para que ninguém perceba a revolução pelo qual passou.
Saramago trata de burocracia, padrões, frustrações, expectativas, medos e desafios. Mas, volto a dizer, até a última página é preciso - para um leitor que não esteja acostumado com a narrativa deste autor - perseverar (depois não digam que não avisei!!).
Uma curiosidade: no livro Todos os Nomes só há, de fato, um nome: o do Sr José.
Na verdade, o que mais me travou a leitura foi a narrativa extremamente rica em detalhes e, obviamente, desenvolvida no português de Portugal. Mas espero superar essa "resistência" nos próximos livros.
É isso. Certamente poderia escrever mais se não estivesse com tanto sono.
Então, boa noite e boa leitura!!

Nenhum comentário: