sexta-feira, 26 de março de 2010

Nada de bola de cristal

Sabe quando te perguntam onde vc se imagina daqui a dez anos? Pois é, eu nunca fui de planejar a minha vida com taaaanta antecedência. Comigo, as coisas foram acontecendo, ou não - resultado das escolhas que fiz a cada dia, consciente ou inconscientemente. Meus planos, em geral, foram para daqui a alguns meses... não muito além. Quebrei a cara algumas vezes, acertei outras, às vezes briguei com o mundo achando que o mundo é que tava de mal comigo.
Tô escrevendo sobre isso porque hj, mais uma vez, percebi que não dá mesmo pra fazer planos a longo prazo. É preciso ter objetivos claros do que se quer na vida - sempre que possível - e colocar tijolinho por tijolinho para construir o caminho que vai te levando pra frente.
As poucas vezes que ousei pensar em como seria a minha vida daqui a um ou dois anos, vi, ao fim desse prazo, que boa parte das coisas que me levaram por esse caminho havia sido diferente do que planejei. A exceção foi qdo decidi que queria ser jornalista - aos 9 anos - mas isso é outra história e, mesmo assim, o resultado também foi um tanto quanto diferente do que era sonhado por aquela menininha de outrora.
No início do ano passado, ousei planejar esse início de ano e quebrei a cara (o que também motivou esse post)!
O fato é que não existe bola de cristal que funcione. O que, mesmo para uma pessoa como eu, que planeja só a curto prazo, gera revolta qdo algo dá errado. Mas, fazer o que? Imprevistos acontecem, prioridades mudam, pessoas se vão, outras chegam, ou - o que é pior - nada acontece por um longo período.
O jeito é seguir em frente, sendo feliz do jeito que é possível.

2 comentários:

Tiago Chaves disse...

Essa história de tu ter escolhido jornalismo aos 9 anos e este ter sido um planejamento teu de longo prazo, lembra a mim q desde criança fazia as contas pra sbaer com quantos eu ia me formar se nao reprovasse em nada xD deu tudo certo, mas eu esqueci de pensar no depois de formado AUhUAhUAHuHAuA

Ana disse...

Poxa... não fosse por esse detalhe teria sido perfeito pra ti, né! rsrsrsrs