quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Acho que foi a mão de Deus"

A frase do título desse post foi dita por um pai que conseguiu impedir que a filha fosse arrastada por um dos tornados que atingiram Sta Catarina esta semana. Veio precedida de um "Eu não sei como explicar..." e me chamou atenção. Pra esse pai, acreditar que Deus pode ter tomado uma atitude diante de mais uma catástrofe natural que atingiu o Estado, certamente, é um consolo. Uma resposta ao verso célebre de Castro Alves "Deus, ó Deus, onde estás que não respondes? Em que mundo, em que estrela tu te escondes?", imortalizado no célebre poema Vozes d'África.
Nessas horas de desespero, ter algo em que acreditar pode ser fundamental para encarar as dificuldades e não se entregar facilmente. Para não jogar a toalha permitindo que o vento leve tudo que há de mais importante na vida.
Fico pensando como é que alguém que não acredita em Deus encara essas dificuldades. Deve ser tudo bem mais confuso, não?
Uma vez, uma colega que se encaixa nesse grupo de ateus, disse "Foi apenas sorte", em resposta a minha frase "foi Deus que salvou esse bebê". O bebê em questão é aquele que, no início deste ano (ou foi no final do ano passado???), foi arrastado vários metros pelas ruas por assaltantes que roubaram o carro da família, mas teve apenas poucos arranhões porque ficou preso à cadeirinha, esta sim danificada pelo atrito no asfalto.
No final das contas, acho que é daí que vem a força da fé. Não das religiões - que só contribuem para afastar os seres humanos - mas, da fé, da crença em algo maior. Deus, sorte, destino... o fato é que somos pessoas que acreditamos em algo. Afinal, até que não acredita na existência de Deus demonstra fé, no caso, a crença de que Ele não existe, não é mesmo?
Então, que nunca percamos o nosso poder de acreditar. Que ele nos ajude a seguir em frente, mais fortes, a cada novo desafio.
Um bom dia a todos nesse 09/09/09... tem gente que acredita que é um dia especial... rsrsrs (tomara!!!!)

Nenhum comentário: