quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A diferença entre fama e sucesso

Ontem eu vi um homem de sucesso. Na verdade, um patrimônio nacional chamado Tarcísio Meira. De camisa polo da Lacoste e calça jeans, segurando apenas uma bolsa masculina de couro, ele brilhou no saguão do Aeroporto Internacional de Belém. Brilhou e me fez pensar na diferença entre fama e sucesso. Hoje, em época de reality shows de todo o tipo, da popularização de sites como o you tube, mais do que nunca, é fácil ser famoso. Que o diga a garota do vestido curto hostilizada na faculdade! Qualquer um pode ter seus minutinhos de fama e dinheiro.

O mundo das celebridades é cada vez mais artificial e menos interessante. O pior é a arrogância dessas celebridades de minuto. Muitas desfilam por aí como seres de raça superior, como se não soubessem que o futuro da maioria é o ostracismo, os recortes de jornal guardados e amarelados no fundo de um armário qualquer.

Mas é só ver a simplicidade de um homem como o Tarcísio Meira pra entender como ele sobreviveu a tantas décadas de exposição na mídia. Foi só ele desembarcar pra começar a maratona de autógrafos e fotos, coisa que já se repete há tantos e tantos anos, mas que não o incomoda de maneira nenhuma. Pelo contrário, ele não mostrou nenhum tipo de pressa em sair do aeroporto. Desfilou pelo saguão vagarosamente, sempre com um largo sorriso no rosto e cumprimentando todos ao seu redor. Praticamente incentivou as pessoas a se aproximarem. Foi impressionante!
Sempre tive como certo isso na minha vida: os melhores profissionais - em qualquer que seja a área de trabalho - conservam a humildade! Eles são seguros de seu talento, da capacidade de se reinventar, de fazer bem o que tiverem de fazer. Então, deixam a arrogância para os maus profissionais, ou para os que mesmo tendo tudo para serem bons, ainda são inseguros.
No caso do Tarcísio, além da humildade, tem ainda o charme. Sim, meus caros, porque apesar da idade, das rugas, da barriga de chopp, esse homem ainda tem seu charme. Aliás, charme, postura e jeito de galã. Um eterno galã!!!
Ah, só pra esclarecer, a estrela da foto ao lado dele é minha mãe. Linda não? Uma mulher de sucesso também! Fui buscá-la no aeroporto e ela não resistiu a tirar uma foto com um de seus ídolos na juventude. Por hoje é só!

3 comentários:

Unknown disse...

Deixar a arrogância para os maus profissionais é algo que alguns arrogantes deveriam escutar.
Muito legal realmente ver os verdadeiros artistas mostrando como se faz, com humildade acima de tudo. =)
Ei Ana, cria um twitter pra ti ehehehe xD

Tiago Chaves

Drika Ferreira disse...

Adorei! A foto, o texto e o Tarcísio Meira.
Hoje em dia, poucas pessoas me fariam parar e tentar tirar uma foto. Acho que ele seria um.
Muito legal o registro, Ana!

Ana disse...

Pois é, Drika! Fiquei encantada com ele! Um exemplo e tanto de artista!
Tiago, eu escrevo muito. Não dá pra resumir em 144 caracteres! rsrsrsrs... já tentei criar um twitter, mas logo desisti. Quem sabe um dia tento de novo!? Bjs e saudades de vcs!