terça-feira, 16 de setembro de 2008

Pesadelos

Não bastasse TPM, cólica menstrual e dor de parto - que só nós temos - a cada dia os cientistas descobrem alguma novidade na categoria "Mulheres têm mais que homens". A mais recente descoberta é quanto aos pesadelos. E o pior é que ainda dizem que tem relação direta com a menstruação. Veja a matéria que foi divulgada no site do MSN.

Mulheres são as maiores vítimas dos pesadelos
Alterações hormonais e interrupções do sono são as maiores causas

A diferença entre homens e mulheres também pode ser percebida durante o sono. Cientistas da University of the West of England constataram que a ala feminina tem tendência a ter mais pesadelos e sonhos emotivos.
A pesquisa contou com a participação de 170 voluntários, sendo que 30% das mulheres afirmaram ter tido sonhos ruins enquanto apenas 19% dos homens relataram o mesmo. O grande culpado por isso pode ser o ciclo menstrual, que altera a temperatura do corpo.
Estudos também comprovam que as mulheres têm o sono interrompido com maior freqüência, dificultando o descanso do corpo e mente, porém, esse fato faz com que lembrem com mais freqüência dos sonhos que tiveram no decorrer da noite, diferentemente dos homens.
A pesquisadora Jennifer Parker lembra que sonhos mais intensos e perturbadores normalmente acontecem antes da menstruação, entre eles a perda de pessoas queridas.
A conclusão foi de que as mulheres têm mais tendência a levar problemas não resolvidos para o sono. Mas, para o diretor do Edinburgh Sleep Centre, Chris Idzikowski, a questão não está nas diferenças entre os sexos, mas em duas questões que devem ser levadas em consideração: Normalmente os pesadelos são mais facilmente esquecidos e as mulheres, talvez, se lembram melhor deles.
Para quem quiser evitar as noites mal-dormidas uma dica bem simples é saber se alimentar corretamente. O ideal é privilegiar receitas que não tenham mais de um ingrediente do mesmo grupo alimentar. Dispense a batata se você pôs macarrão, por exemplo. Ambos são carboidratos e podem pesar demais no estômago. Sopa de legumes, canja, caldos de aspargo, lentilha e palmito são boas escolhas para o jantar, indica a nutricionista do Minha Vida Roberta Stella.
Chris Idzikowski também selecionou alguns truques para garantir o sono tranqüilo:

- É importante tentar dormir sempre na mesma faixa de horário. Oscilações induzem a distúrbios;
- Nunca tire pequenos cochilos durante o dia: eles roubam o sono da noite;
- Prefira se exercitar de manhã ou à tarde. Fazer exercícios perto da hora de dormir não é bom; - Ver TV ou ler na cama para esperar o sono não funciona. Deite-se na hora em que for dormir;
- O quarto deve ter pouco ruído e luminosidade mínima, de preferência nenhuma;
- Escolha um colchão com densidade adequada ao seu peso e sua altura: nem muito mole nem muito duro.

Nenhum comentário: