terça-feira, 16 de dezembro de 2008

"Cachorro vira herói" e tantos outros


Nunca consegui entender direito pessoas que não gostam de animais como cães e gatos.
Acho, sinceramente, que tudo reside na criação. Filhos de pais alérgicos, ou medrosos, ou inseguros, ou sei lá o quê. Do tipo que a criança mal olha pro bichinho e já gritam "sai daí que ele vai te morder, te arranhar, te sujar, te fazer ter crise de asma", e por aí vai. Aí, qdo a criança cresce, acaba muitas vezes ficando que nem os pais.
Eu convivo com esses bichinhos desde que nasci. Acho impossível não amá-los e não respeitá-los. Também tenho certeza que crianças que convivem com animais aprendem desde cedo a respeitar a vida, a conhecer limites e aceitar diferenças.
E como esses animais são companheiros! Agora mesmo, enquanto escrevo, minha gatinha está aqui do meu lado, sentadinha num banco, pois sabe que volta e meia estendo a mão e faço um cafuné básico nela.

O que me levou a escrever sobre isso foi a notícia que vem sendo divulgada na mídia desde ontem: "Cachorro acha bebê em saco de lixo e vira herói". Isso aconteceu no Rio e o herói, no caso, foi um Pit Bull. Pois é, um Pit Bull.
Pra mim, e pra quem conhece os animais, nada disso é surpresa. Afinal, eles são heróis também em situações bem mais corriqueiras, como quando percebem que estamos tristes e trazem um brinquedo pra nos distrair, ou qdo nos recebem na porta miando, latindo, ou fazendo graça e tiram um sorriso da gente mesmo depois de um dia estressante no trabalho, além de tantos outros exemplos que só quem tem um animal de estimação em casa pode falar.
Pense nisso.

Nenhum comentário: